O crowdfunding é actualmente um modo muito difundido de financiarmos as nossas ideias. Jamie Siminoff, fundador da Ring, é a prova disso, com uma invenção que acrescenta segurança e inovação em portas de segurança, como dá conta o site de tecnologia Übergizmo.
Uma fechadura proactiva para portas de segurança
Com um nome bem sugestivo como Doorbot, a invenção de Siminoff prometia a possibilidade de vermos à distância quem estivesse à nossa porta através da nossa rede de internet caseira. Mas o Doorbot tornou-se o Ring e o foco mudou de um gimmick para um dispositivo com verdadeiro foco na protecção caseira, associado a portas de segurança.
As portas de segurança são por concepção algo bastante passivo: alguém chega, toca à campainha, bate à porta. E se uma tentativa de intrusão existir, a defesa da porta é igualmente passiva, com reforços interiores, pinos, batentes reforçados.
Se uma tentativa de intrusão existir, só daremos por ela quando estiver a acontecer, o que não é de todo problemático numa porta reforçada e devidamente instalada, mas o Ring vai mais longe.
Uma espécie de campainha, o Ring não espera pela intenção. Segundo Siminoff, é “uma espécie de sistema pré-crime” que detecta movimento e por isso pode alertar os moradores quase imediatamente para a presença de alguém no recinto da sua habitação.
Ora um momento preferido para os assaltos a habitações é durante as férias viagens dos moradores, pelo que existem alguns conselhos a levar em conta mesmo se tivermos portas de segurança:
- Pedir a um vizinho que recolha a correspondência ou recorrer aos CTT para que a retenham e reenviem;
- Ter alguém que acenda as luzes de vez em quando ou instalar um temporizador que o faça por nós;
- Não deixar avisos de que se encontra ausente.
Mas como um método de prospecção dos ladrões é tocar à campainha para verificar se alguém está em casa, nenhum método é infalível. Ao contrário de sistemas de fechadura tradicionais, em que pressionamos um botão para comunicar, o Ring permite-nos atender quem está à porta, mesmo que não estejamos em casa, parecendo que estamos. Para a cloud vai também gravação de vídeo em alta resolução de 720p a 30fps, com LEDs infravermelhos para gravação noturna, o que significa que se alguém tentar uma intrusão indevida, será filmado, não importa a hora do dia.
Afinal, estarmos em casa (ou aparentarmos aí estar) pode ser o suficiente para evitar a maioria dos assaltos. “Mais de um milhão de assaltos por ano só nos EUA acontecem durante o dia quando não está ninguém em casa”, diz Siminoff.
O Ring tem um valor de $249 e poderá ser encomendado em quatro acabamentos. Até Janeiro de 2015 terá armazenamento de vídeo gratuito na cloud, podendo activar-se a partir de 1 de Janeiro diversos serviços de subscrição. A fechadura Ring poderá ser controlada com qualquer smartphone Android e iOS, e funciona com uma bateria de 5,200mAh de modo a não precisar de fornecimento de energia da rede.
Proteja a sua casa com portas de segurança
O Ring não se encontra efectivamente à venda em Portugal, tendo de ser encomendado dos EUA. A ideia original de Jamie Siminoff havia sido rejeitada no programa televisivo “Shark Tank” devido a reservas quanto à sua segurança. Efectivamente, como muitas fechaduras electrónicas, a Ring também pode levantar dúvidas quanto à sua resistência aos métodos de cibercrime. Não há no entanto dúvidas de que podermos ser alertados sempre que alguém vem a nossa casa mesmo se estivermos longe é uma mais-valia e o caminho do futuro.
Em Portugal existem apesar de tudo outros sistemas válidos de fechaduras inteligentes, como o Smart Door disponível para alguns modelos de portas de segurança Dierre, permitindo o controlo remoto da fechadura e a monitorização de visitas a partir de um simples smartphone.
Se a sua casa já foi assaltada, não perca tempo: as estatísticas dizem-nos que as habitações vítimas de intrusão têm até seis vezes mais probabilidades de serem de novo assaltadas que uma casa sem historial.





Deixe um comentário